Valeu a pena mesmo! Valeu pelo novo, pela capacidade que um curso em EAD teve de nos manter sempre motivados através dos desafios que nos eram lançados, através dos quais, nosso espírito investigativo foi despertado de forma muito intensa, nos tornando verdadeiros pesquisadores, construindo novas aprendizagens, as quais nos serão importantes em nossa atuação profissional.
Valeu cada momento de lazer abdicado em favor do curso, cada hora de sono a menos, pois era principalmente nas madrugadas que as produções e reflexões referentes às atividades fluíam com maior facilidade. Era nos finais de semana que as atividades e estudos eram concluídos.
Valeu cada momento de angústia, de incerteza, de lágrimas que rolavam quando parecia que não daríamos conta de tamanha exigência. Exigência esta que só nos beneficiou e nos encherá sempre de orgulho por termos concluído esta que foi uma graduação pensada, planejada e executada do começo ao fim com excelência, qualidade e competência de quem não aceitava menos que algo de qualidade da parte de nós alunos.
Fomos muito cobrados, isso é verdade, mas valeu o sacrifício, pois o PEAD, além de nos oferecer uma formação de qualidade, também foi feito para não ser esquecido, tanto pelo grupo de discentes quanto pelo grupo de docentes. Para não ser esquecido pelas tantas descobertas que se sucederam por ambas as partes, pois entendo que, para cada professor da UFRGS foi um enorme desafio dar conta de trabalhar com um grupo com peculiaridades e dificuldades como o nosso.
No início parecia um caos. Era um curso em EAD, mas poucos alunos tinham conhecimentos básicos do mundo virtual. Lembro que o “chororô” era grande, era uma constante de pedidos de ajuda, colegas em pânico, inclusive eu, pela falta de conhecimentos referentes aos recursos virtuais, os quais eram exigidos para a realização das atividades solicitadas.
Superadas as dificuldades iniciais com a tecnologia pensamos que seria muito fácil. Claro que não foi, pois foi um curso que nos exigiu muito do começo ao fim. Foram exigências que, com o apoio de uma equipe bem preparada, conseguimos dar conta, conseguimos perceber que somos capazes de superar dificuldades quando temos apoio para isso.
Aliás, apoio foi o que não nos faltou durante todo o curso, seja ele por parte da equipe de professores ou por parte do grupo de colegas, que apesar de realizarmos o curso através das ferramentas virtuais, sempre estivemos muito próximos uns dos outros. As trocas eram intensas e constantes entre professores e alunos e também entre aluno/aluno.
Hoje, ao recordar tantos momentos vividos durante os quatro anos e meio do curso, entendo que o que nos foi proposto, foi algo para marcar positivamente nossa carreira profissional. Foi algo que marcará o antes e depois do PEAD, isso porque houve da parte de todos os envolvidos, muito empenho, dedicação e seriedade.
Nada no nosso curso foi apenas para cumprir formalidades, cumprir carga horária, ou simplesmente nos dar um “canudo” de uma graduação concluída. Também foi isso sim, mas muito além disso, estava a preocupação de uma equipe de professores, de uma instituição como a UFRGS, em formar profissionais capazes e competentes para dar conta das exigências do mundo atual. Dos interesses de uma sociedade em constante transformação devido aos avanços tecnológicos.
A história vivida por nós peadianos foi intensa e forte. Acredito que para cada um teve um significado muito especial, o qual será sempre lembrado com muita emoção e carinho. A saudade será inevitável, pois tudo o que é intenso e forte deixa marcas profundas e são estas marcas que compõe a história de vida de cada um de nós e nesse caso, principalmente nossa história profissional e estudantil.
A todos que fizeram parte desta história maravilhosa chamada PEAD, deixo aqui um sincero e carinhoso muito obrigada! Serei eternamente grata a todos!
Izolete.