sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PEAD????? Acabou? Não...só tá começando....

Tudo começou em 2006/2, mas como ainda faltava um toque para se tornar completo, vieram os outros em 2007/2...agora sim a família ficou muito mais especial.
Então foram 9 semestres, denominados de  eixos, 37 interdisciplinas em 8 deles e 2 no 9º (aquelas que consolidaram todo o esforço anterior). 
Entre todas as interdisciplinas, houve 1 que unificou todo o trabalho do curso e que esteve sempre presente: o  "Seminário Integrador". 
Novas aprendizagens, novos conhecimentos, reflexões, desacomodações, assimilações, entendimentos, trocas, experiências, mudanças, muitas palavras definem as sensações que o PEAD provocou. 
Muitos professores, tutores, colegas e uma dupla que sempre acompanhou, abraçou, confiou e estimulou o crescimento pessoal e profissional durante toda esta caminhada: "Íris e Bea": um mega Obrigada.
E então, o que ficou? 
Novos conhecimentos, inclusive os tecnológicos, que no início eram básicos, foram incluídos na rotina: Blog, Email, Twitter, Facebook, Wiki (este então tem muitos, pois tem o meu, dos alunos, da minha escola, do curso, agora até do pós-curso), e tantos outros recursos...nossa, como ampliou este horizonte tecno.
Minhas aulas nunca mais foram as mesmas desde o início do PEAD, nunca foram estáticas mesmo, mas agora com a inclusão das ferramentas tecnológicas na minha prática docente, elas estão mais dinâmicas e colaborativas, eu aprendo e ensino, ensino e aprendo, e com isso minha integração com os alunos ficou maior e melhor. 
Também a experiência de integrar inovações na rotina escolar como os Projetos de Aprendizagem e as Arquiteturas Pedagógicas, deixaram uma lição: nada do que a gente pensa que é, na verdade é. Tudo muda a todo momento conforme as experiências e as vivências de cada indivíduo, e isto é o que enriquece o aprendizado.
E?????? Como será daqui pra frente??????
Eu vou continuar a pincelar meu caminho e minhas descobertas, vou traçando novos horizontes e novos rumos, vou pintando o sete...o oito...o nove...tudo que tiver ao meu alcance, com todas as cores do arco-íris, e assim contribuir para colorir mais a educação, mas com um grande diferencial: meu olhar mudou. 

Um comentário:

  1. É ISSO MESMO KÁTHIA, NOSSO OLHAR MUDOU! COMO DISSE EM MINHA POSTAGEM, APRENDEMOS A LER NAS ENTRE LINHAS; OLHAR O MUNDO FORA DE NÓS MESMAS.

    ResponderExcluir